Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Quatro Reizinhos

Uma mãe obsessiva, um pai muito stressado e 4 filhotes. O mais velho hiperativo, o segundo com um feitio muito particular e dois bebes gemeos. Tanta cabeça debaixo do mesmo tecto não pode dar coisa boa.

Tarifa Familiar da água

Com a mudança de casa tivemos que tratar novamente da tarifa familiar e lembrei-me de falar um pouco sobre isso. Percebi que muitas pessoas desconhecem a sua existência e não usufruem deste desconto. Talvez pensem que é só para quem tem baixos rendimentos mas a verdade é que para ter direito a este beneficio basta ter mais de dois filhos a cargo e viver num município que tenha aderido a esta tarifa. Felizmente com o passar do tempo o numero de municípios a aderir tem subido e já são mais de 150. De referir que existe uma tarifa social para quem precisa de ajuda financeira e uma tarifa familiar para quem tem uma família numerosa.

Com esta mudança para uma zona diferente percebi que os critérios para o pedido variam consoante a câmara. Na zona onde residíamos bastava levar uma declaração da junta com os elementos do agregado ao SMAS e a actualização era feita. Nunca me foi dito que era necessário renovar e beneficiei deste desconto desde o nascimento dos pequenos até a mudança de casa.

Agora neste município foram um pouco mais exigentes. Tive que apresentar todos os nossos documento de identificação, IRS e comprovativos de frequência escolar. Depois de preenchido o pedido este teve que seguir para aprovação numa reunião na câmara e tivemos que aguardar a resposta. Esta chegou passadas cerca de três semana, ligamos entretanto para a companhia das águas a saber se já estavam informados e já estava tudo tratado. Na carta dizia ainda que esta tarifa era válida por um ano o que implica que para o ano tenha que tratar de tudo outra vez.

Percebi também que os apoios também variam de municípios para municípios. No que residimos actualmente passamos a ter isenção da taxa fixa e o primeiro escalão da água cresceu em mais três metros cúbicos por cada filho para além do segundo. No nosso caso temos mais seis metros cúbicos para gastar ao valor mais baixo o que já é uma óptima ajuda. Não que sejamos de desperdiçar água mas com tantos banhos, roupa e afins é natural que gastemos mais que o normal.

Se têm ou conhecem alguém com mais de dois filhos falem-lhes neste desconto, afinal todos os cêntimos contam. Agora resta-nos esperar por uma tarifa semelhante na luz.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.