Semana de consultas
Não sei bem como é que arranjo isto mas ou hei-de estar semanas sem ir ao médico ou hei-de agendar tudo para a mesma semana. Esta foi uma daquelas em que tivemos bastantes consultas.
Na terça-feira, levei o Leonardo ao otorrino. Fez exames de audição e de seguida tivemos consulta com o doutor. Portou-se lindamente nos exames até recebeu elogios do técnico que lhe fez os exames. Seguimos para a consulta na qual o doutor informou que estava tudo óptimo. Esta a ouvir perfeitamente mas ainda tem o tubinho no ouvido. Ainda tentaram retirar mas ele não deixou, mesmo assim tivemos alta da consulta. Recomendaram muita água a ver se o tudo sai finalmente e se houver algum problema podemos voltar.
Enquanto esperava, cá fora, para pedir justificações percebi que o Leonardo estava muito triste. Questionei-o cobre o assunto e disse-me:
- Estou preocupado porque ainda tenho o bicho no ouvido.
-Ó filho não faz mal. O bicho já está morto e qualquer dia sai.
-Mas o bicho pode ser venenoso!
Aprendi que não os devemos enganar. A minha tentativa de o intimidar para deixar tirar o tubo resultou no oposto. Todos os dias vou apreendendo com estas crianças.
Ontem fomos ao oftalmologista com os gémeos e à psicóloga com o Guilherme. A avó levou o Gui à consulta enquanto eu fui com os gémeos para o oftalmologista. Depois a avó juntou-se a nós até ter que sair novamente para ir buscar o Gui. A consulta dos gémeos demorou imenso.
Primeiro fizemos um exame. Como são pequeninos não fizeram aqueles exames que nós adultos fazemos em que encostamos o queixo na máquina, espreitamos pelo buraquinho e observamos uma imagem enquanto a máquina nos faz as medições. O exame deles consistiu numa espécie de teatro, na qual iam aparecendo placas cinzentas com um quadrado com ricas. Podem ler mais sobre este exame aqui.
Percebemos que os meninos tem uma visão perfeita. O Santiago teve os valores no máximo e o Salvador um pouco mais a baixo mas totalmente dentro dos parâmetro. Não acredito que um veja melhor que o outro acho que esta diferença de resultados se deve à personalidade deles. O Santiago é mais calmo e mais atento. Colaborou muito bem no exame. O Salvador é mais irrequieto e não gosta nada de estar parado. Foi mais difícil fazer-lhe o exame porque estava sempre a tentar ir para o chão, não demonstrou muito interesse em seguir as placas.
Foram vistos pela Doutora que afirmou estar tudo bem, não há estrabismo o que me preocupava um pouco devido ao Leonardo. De seguida colocamos uma gotas para dilatar os olhos e fomos brincar.
Esperámos cerca de uma hora enquanto os outro meninos iam sendo vistos. Depois por volta das 18H lá fomos chamados novamente. Deitamos os meninos numa maca, embrulhamos os num lençol para não se poderem mexer e a doutora esteve a ver os olhos deles. Estava tudo perfeito e só precisamos voltar entre os 3 e os 4 anos.