Santiago e Salvador
Meus filhos é impressionante a forma como a cada dia que passa vos vejo mais crescidos. Este crescimento trás palavras novas e uma curiosidade imensa. Ao mesmo tempo o crescimento apura as vossas diferentes personalidades.
Santiago desde que foste operado passaste a falar de uma forma estranha. Sei que deve ter sido um mecanismo de defesa e ainda não percebes-te que já não é preciso continuares assim. A fala, embora estranha porque soa nasalada,é imensamente amorosa e tu sabes disso. Quando me pedes coisas e te digo que não começas a dizer vá-lá, vá-lá e, se nos mantemos firmes no não, colocas um olhar de suplica enquanto dizes por favor. Quem é que é capaz de resistir a uma combinação desta? Nem eu nem o teu pai. Ficamos de coração partido quando temos que manter o não mas fica sabendo que é sempre para teu bem. Estás a ficar muito guloso, o teu irmão é igual, e nós temos que manter um travão para não abusares. Custa mas tem que ser.
És um rapaz imensamente meigo, estás sempre a dar abraços e beijinhos a toda a gente. Ao fim do dia quando me consigo sentar um pouco na chaise longue vens ter comigo e cobres-me de beijinhos. Adoro a forma como dizes que gostas de mim, como dizes que sou a mãe Catatina. Adoro quando dizes que és o Santiago enquanto bates no próprio peito. Adoro o teu sorriso meigo e o teu ar de menino. Adoro o facto de nos dizeres sempre que o Salvador está a chorar e de correres sempre para lhe dar um abarco.
A vossa amizade creche de dia para dia. É frequente apanhar conversas entre vocês, conversas que não percebo mas que vocês parecem entender. Oiço o Salvador dizer:
- Blá, blá, blá, blá,blá também Santiago?
- Sim.
Vocês lá se entendem e brincam cada vez mais juntos. Ajudam-se mutuamente a fazer legos e puzzles. Quando pedem bolachas pedem sempre a mais para ir dar ao irmão. Claro que nem tudo é perfeito. Também chorar e gritam um com o outro. Estragam brincadeiras um do outro e brigam entre vocês mas é tudo perfeitamente normal.
Neste momento Salvador és o mais traquinas. Adoras fazer maldades só para nos desafiar. Fazes as coisas com um sorriso de traquina no rosto. Tens um ar de gozo que só visto. Ás vezes estou a tentar ralhar contigo e tu colocas um sorriso de safado que me faz querer rir às gargalhadas. Tenho que fazer um esforço imenso para me mostrar zangada e depois fujo de ti só para me poder rir. És também muito meigo que se bem que não por iniciativa própria. Dás beijos e abraços em retribuição ou caso vejas o teu irmão a fazer algo. Se vires o teu irmão ao meu colo a dar beijos corres para fazer o mesmo. Depois empurram-se um ao outro porque não querem partilhar o meu colo. Adoras brincar às escondidas, fazer puzzles e és louco por carros. Estás sempre de sorriso no rosto e és um menino muito feliz. És também mais aventureiro e não tens medo de nada. No fundo és um menino muito doce e fácil de levar, talvez por isso sejas o preferido do Leonardo. O tempo vai continuar a passar e muitas mudanças vão acontecer com vocês e nós cá estaremos para as ver.