O dinheiro não nasce das árvores.
Embora seja feito de papel o dinheiro não nasce das árvores, nós consideramos muito importante que os nosso filhos percebam isso e não perdemos uma oportunidade de os ensinar.
Em Fevereiro o Guilherme foi a uma festa na Kidzania e veio de lá encantado. Assim que saiu disse que queria que a sua festa fosse lá. Todos os anos pode escolher entre uma boa prenda ou uma festa para o seu aniversário, escolhe sempre a festa e este ano não foi excepção.
Fui então saber os preços para a kidzania e ia caindo para o lado. Percebi que a festa deste ano iria custar o dobro do que é habitual. Não é que o preço fosse muito descabido porque afinal passam lá o dia todo e não 2/3 horas como nos outros sítios. Mas mesmo assim pesa na carteira principalmente quando temos tido despesas extra atrás de despesas extra desde o inicio do ano.
Tentamos explicar ao rapaz que a festa era demasiado cara mas ele ficou de coração partido. Aceitou mas vimos que tinha ficado mesmo triste. Preparamos então um plano e perguntámos se ele estava de acordo. Sugerimos que este ano pedisse dinheiro aos avós em vez de brinquedos que têm imensos. Informamos que todo o dinheiro que recebesse de amigos e familiares como prenda seria utilizado para ajudar a pagar a festa. O rapaz concordou logo e assim conseguimos dar-lhe a festa que tanto queria.
No sábado lá estávamos ás 11h e passamos um dia em grande. Os amigos dele são fantásticos, uns excelente miúdos muito bem educados. Foi uma diversão até as 19h quando todos já se queixavam de dores nos pés.
Voltamos a casa exaustos mas com a certeza de termos tomado a opção certa, o rapaz vinha tão feliz. Considero que lhe mostrámos uma vez mais que o dinheiro custa a ganhar. No entanto ficou a perceber também que pode e deve fazer sacrifícios e poupar para ter as coisas que quer.