Não é só em tempo de seca que se deve poupar água
A situação no País está feia. A seca está cada vez mais acentuada e a tão prometida chuva tarda em chegar. A comunicação social explora a situação sem limites e as pessoas começam a falarem poupar água. É triste que só em caso de necessidade é que se façam mudanças. Agora está tudo preocupado em poupar mas estou certa que quando a situação for normalizada depressa a poupança será esquecida.
É importante que as pessoas percebam que a água é o nosso bem mais precioso e deve ser poupada o ano todo. Por vezes os gestos mais simples fazem toda a diferença. Fechar as torneiras quando estamos a escovar os dentes. Tomar duche e fechar a água sempre que não está a ser utilizada. Reduzir a quantidade de água da descarga do autoclismo. Aproveitar a água inicial dos banhos para um balde. Por norma a água demora um pouco a aquecer e essa água pode ser aproveitada para depois lavar um chão, regar plantas ou para uma descarga na sanita.
É importante também só colocar as máquinas da loiça e da roupa para lavar com a carga máxima. Não deixar torneiras a pingar. Até as águas que normalmente desperdiçamos na cozinha podem ser utilizadas. Se deixar arrefecer a água da cozedura de massas ou de legumes estas podem ser utilizadas na rega das plantas.
Sei que parece pouco mas se pouparmos meio litro agora, mais meio litro daqui a pouco, depressa esses valores de transformam em centenas de litros num mês.
O ambiente agradece a poupança e a nossa carteira também.