Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Quatro Reizinhos

Uma mãe obsessiva, um pai muito stressado e 4 filhotes. O mais velho hiperativo, o segundo com um feitio muito particular e dois bebes gemeos. Tanta cabeça debaixo do mesmo tecto não pode dar coisa boa.

Não consigo deixar de pensar.

Resolvi escrever sobre o assunto porque preciso deitar tudo cá para fora, pode ser que assim consiga fiar mais descansada.No fundo o que se passou nem me dizia respeito mas o meu coração de mãe fala sempre mais alto nestas situações.

Fui deixar os mais velhos na escola e apercebo-me que algo não estava bem com uma das mães. A senhora andava igual a uma barata tonta dentro da escola, via-se que estava aflita. Acabou por sair acompanhada da auxiliar e estava praticamente a chorar. A meu ver até estava bastante comedida, se fosse comigo acho que estaria a chorar baba e ranho. Como é uma escola pequena acabamos por nos conhecer todos, muitos dos pais e avós que estavam presentes quiseram saber o que se passava. A mãe explicou que tinha pedido a uma vizinha que trouxe-se as duas crianças para a escola mas elas nunca chegaram ao destino. Ouve quem pergunta-se se não tinha o contacto da vizinha para saber onde andavam as crianças. A mãe respondeu que não tinha e que a vizinha já devia estar longe, referiu que esta tinha ficado incumbida de deixar as crianças no autocarro e que estas depois sairiam sozinhas na paragem da escola, coisa que não fizeram.

Choveram mais perguntas e a mãe já mencionou que tinha dito à vizinha que poderia deixar as crianças na paragem que elas apanhavam o autocarro para a escola sozinhas. Eu estranhei a disparidade de informação que saia da boca daquela mãe mas calculo que tal aflição nos tolde o raciocínio e que às tantas não sejamos capazes de dizer coisa com coisa. A mãe só perguntava o que havia de fazer. Eu estive tentada a dizer-lhe que entrasse comigo no carro e iríamos atrás das crianças mas depois pensei que nem saberia onde procurar. Será que tinham ido até ao final do percurso? Será que saíram nalguma paragem? Será que chegaram de facto a entrar no autocarro?

Vou confessar que por uns momentos não senti pena daquela mãe mas sim raiva. Quem é que coloca duas crianças pequenas, a mais velha tem 7/8 anos ( anda na segunda classe) e o segundo não tem mais de 4 ( frequenta a pré-escola), num autocarro sozinhos e espera que vão sozinhos para a escola? Senti raiva porque aquelas crianças devem estar assustadas, perdidas nalgum sitio tudo, porque a mãe facilitou a situação.

Depois a razão disse-me que aquela mãe cometeu um erro. Provavelmente fez o que pensava ser melhor para os seus filhos, como todos nós fazemos todos os dias. Aquela mãe facilitou porque tem um terceiro filho mais pequeno e provavelmente não quis sair debaixo de chuva com os três. Todos os dias vejo aquela mãe vir a pé com as três crianças para deixar as mais velhas na escola e volta para trás com o pequeno. Não tenho a mais pequena duvida que é uma boa mãe e que apenas cometeu um erro. Só espero que este erro não lhe saia caro.

Acabei por vir embora sem que se soubesse do paradeiro das crianças. A maior parte dos pais afirmou que a mãe deveria esperar ali porque o motorista ao chegar ao fim do percurso iria perceber que tinha aquelas crianças e o mais provável é que as trouxesse para trás até à escola. Eu referi que deveriam informar a GNR para que estivesse alerta nas patrulhas que fazem pela Vila. A mãe olhou para mim com cara de pânico talvez pelo medo das repercussões que dai poderiam advir.

Acabei por vir embora mas não consigo esquecer aquelas duas crianças. Sei que só vou sossegar quando souber que está tudo bem com elas vou pedi ao marido que tente saber quando for buscar os nosso há escola.

Não consigo deixar de pensar que deveria ter feito mais para ajudar aquela mãe mas não soube como ajudar. E vocês o que acham que se deviria fazer numa situação destas?

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Catarina 11.01.2016

    Quando me vim embora não havia certezas de nada. Se entraram no autocarro certo, se falharam a saída , se foram até ao fim do percurso. Jé pensei em ligar para a escola a saber mas claro que não me vão dizer nada pelo que tenho que esperar por logo. Depois digo alguma coisa.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.