IRS
Ontem tiramos uns instantes e fizemos a nossa declaração de IRS. A aplicação está um pouco diferente. Existem campos que não existiam. Para que apareçam a despesas que declaramos no e-factura temos que seleccionar que queremos declarar as despesas. Para mim é um pouco parvo. Então andei a pedir facturas e agora não quero deduzir os benefícios. Mas é claro que não o senhor estado é tão nosso amigo, leva-nos tão pouco do ordenado que eu até o ajudo deixando de receber o que é meu de direito.
Enfim. Seleccionado que queremos apresentar as despesas temos que colocar as senhas dos sujeitos passivos e dos dependestes. No nosso caso implica seis palavras passes diferentes, ou seja, imenso tempo a ditar letras e números. Depois de colocadas as senhas a aplicação comunica com o servidor e aparecem os dados todos. É preciso ter atenção que quando submetemos a declaração aparece um pequeno texto que diz que confirmamos as despesas apresentadas. Se não colocarem o visto aparece um erro e a declaração não é submetida.
Fiquei chocada porque apesar de termos ordenados dentro da média, quatro filhos e encargo com um imóvel nem conseguimos receber a totalidade do que descontámos. A cada ano que passa reparo que vamos recebendo menos e menos. Acho que para o estado somos todos ricos.