Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Quatro Reizinhos

Uma mãe obsessiva, um pai muito stressado e 4 filhotes. O mais velho hiperativo, o segundo com um feitio muito particular e dois bebes gemeos. Tanta cabeça debaixo do mesmo tecto não pode dar coisa boa.

Gestão familiar

Quando se têm uma família numerosa como a nossa aprendemos a fazer milagres com o dinheiro. Deixamos de comprar tudo e mais alguma coisa. Passamos a analisar meticulosamente os produtos e pesar os pró e os contras antes de avançarmos com uma decisão. No fundo costumo dizer que pensamos muito antes de gastar um só cêntimo.

Com o passar do tempo percebemos que é melhor gastar mais em certos artigos como é o caso dos sapatos. Preferimos ter só dois ou três pares ,daqueles bons, para cada um do que, comprar meia dúzia daqueles que vão para o lixo ao fim de dois dias de uso. Também temos essa política na roupa. Percebemos que se a roupa for de boa qualidade e a estimarmos bem pode ser passada de irmão para irmão como nova.

Por norma aproveitamos os saldos para comprar estes sapatos e roupa melhores a um preço mais acessível. Costumamos comprar o numero acima para utilizar no ano seguinte.

Aproveitamos também toda a roupa que nos dão. Depois do Leonardo dei a roupa toda a uma amiga. Na verdade queria mais filhos mas não sabia se isso viria a ser possível por isso dei tudo sem olhar para trás. A meu ver quando damos o que temos a vida trata de nos recompensar e foi o que aconteceu. Não só recebi as roupas que dei todas de volta, porque a minha amiga tinha guardado tudo, como também recebo alguma roupa de amigos e conhecidos.

As compras alimentares são também muito importantes. Costumo analisar muito bem todas as promoções e aproveitar as que valem a pena, mesmo que isso implique ir a dois ou três supermercados diferentes. Costumo comprar os melhores produtos em cada um.

Depois existem algumas despesas inesperadas com as quais somos confrontados e para as quais temos que arranjar as melhores soluções. A nível de saúde, felizmente, temos um seguro proporcionado pela empresa do marido que nos ajuda imenso. Mesmo com o seguro tentamos aproveitar as promoções. Este mês tivemos que comprar óculos novos para o Leonardo. Optamos por fazer a compra na Well´s para aproveitarmos um cupão de desconto de 10%. Pagamos a totalidade dos óculos sendo que 10% do valor nos foi creditado no cartão. Este saldo foi depois utilizado nas compras do supermercado. Apresentamos então a factura ao seguro que nos devolveu 80% do valor. O que significa que efectivamente só pagamos 10% dos óculos.

Não é fácil governar uma família grande mas organização é possível. 

36 comentários

Comentar post