Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Quatro Reizinhos

Uma mãe obsessiva, um pai muito stressado e 4 filhotes. O mais velho hiperativo, o segundo com um feitio muito particular e dois bebes gemeos. Tanta cabeça debaixo do mesmo tecto não pode dar coisa boa.

É nisto que se tornou o Natal?

No sábado deixamos os pequenos com a avó e fomos tratar das prendas de Natal. Já sabíamos exactamente o que queríamos e onde encontraríamos os produtos escolhidos. Por norma, é assim que fazemos as nossas compras, chegamos e pegamos no que queremos e desta vez não foi excepção. Depois de pagarmos os volumes comprados fomos embrulhar os presentes.

Enquanto pela nossa vez comecei percebi que as pessoas que estavam a fazer os embrulhos eram voluntárias. Devo dizer que fiquei muito revoltada com o que vi.

Uma cadeia de lojas que factura imenso não pode empregar alguém para embrulhar presentes? É certo que não é o trabalho ideal mas acredito que muitos dos que não têm trabalho ficariam felicíssimos por uns dias remunerados. Aparentemente a empresa opta por ceder o espaço a voluntários de uma organização que embrulham os presentes enquanto pedem contributos para a sua causa.

Ora vejamos não temos pessoas a pedir para uma causa, temos pessoas a fazer um trabalho que pode não ter retorno nenhum. Para além disso como consumidora acho escandaloso, depois de ter gasto dinheiro na loja, ainda ter que levar com um discurso exaustivo sobre o que a associação faz.

Não é que não eu não seja solidária porque gosto bastante de contribuir. Contudo gosto de contribuir para as causas que escolho e não gosto de ser sujeita a pressões. A meu ver o facto de as pessoas estarem ali a fazer aquele serviço faz com que as pessoas se sintam obrigadas a colocar dinheiro na caixa que tão gentilmente está na mesa de embrulhos.

Já passaram alguns dias e quanto mais penso nisso mais desconsolada fico. Fico triste que os grandes retalhistas se aproveitem assim de associações que tentam fazer o bem. Acho que é errado e uma autêntica exploração. Não sei se a cadeia de supermercados vai ou não doar algo à causa, mas não vimos qualquer informação que isso iria acontecer. Resta-me presumir que o único beneficio que a associação vai ter é o facto da exposição directa a terceiros mas a meu ver não me parece o suficiente.

 

 

38 comentários

Comentar post

Pág. 1/2