Dia mundial da alimentação
Hoje celebra-se o dia mundial da alimentação. Para mim este é um tema importantíssimo que deve ser debatido o máximos de vezes possível. É importante ensinar as crianças e os adultos a alimentar-se de forma correcta. Bem sei que nem sempre é fácil. Que um alimento não saudável muitas vezes é mais barato que um saudável e isso pesa nas carteiras. Sei que a falta de tempo não ajuda. Que cansaço faz com que acabemos por fazer o comer mais rápido em vez do mais saudável. Sei tudo isto mas também sei que a obesidade e os diabetes entre crianças tem crescido a olhos vistos.
É importante estarmos atentos e ensinar os nossos filhos a fazer uma boa escolha. Ensinar-lhes que a fruta e os vegetais são importantes para serem saudáveis. No sábado fomos convidados para assistir a um workshop sobre a importância da fruta. Este evento resultou de uma parceria entre a quinta pedagógica dos olivais, o centro de frutologia da Compal e a Associação Portuguesa de Nutrição. Gostamos muito de participar neste workshop. Percebemos que a cor da fruta nos indica que tipo de vitaminas e compostos têm o que nos ajuda a saber que tipo de doenças pode ajudar a precaver. Recebemos dicas sobre comprar fruta da época porque é muito mais saborosa e doce o que ajuda a as crianças a comerem melhor. Ficamos também a saber que devemos consumir 3 a 5 peças de fruta por dia.
Quem nos segue sabe que os 4 reizinhos adoram fruta e que este não é um problema que enfrentemos diariamente mas mesmo assim preocupo-me sempre para que façam as melhores opções. Quando têm fome entre refeições e querem bolachas sugiro sempre que comam uma peça de fruta e depois uma bolacha. Assim evito que comam meia dúzia de bolachas e aumento o numero de peças de fruta que comem.
Cabe a cada mãe e pai perceberem qual é o melhor truque para os fazer comer a fruta e os legumes, mas por favor não desistam. Vamos continuar a trabalhar para que as nossas crianças cresçam o mais saudavelmente possível.