Até quando conseguiremos fugir
Ontem foi dia de consulta de desenvolvimento do Guilherme. Foi uma consulta rápida porque neste momento ainda estamos numa fase de habituação há escola. O Guilherme está completamente integrado na escola, quer com os professores quer com os colegas. Contudo os resultados das fichas intercalares não foram os melhores. Estávamos habituados a que tivesse bons e muito bons e desta vez ficou-se pelo satisfaz. Confesso que fiquei preocupada e falei com a professora que me descansou dizendo que os resultados das fichas não coincidem com o que ele sabe e com o seu desempenho na sala de aulas. A professora disse-me que lhe deveríamos dar tempo para se adaptar e que falávamos novamente após os testes do final de período.
Mesmo depois desta conversa não fiquei descansada e ontem referi à médica as notas que ele tinha tido. Primeiro a médica perguntou-me se a escola era mais rigorosa ao que eu respondi que pensava que não. Claro que fiquei a pensar sobre o assunto e se calhar até é um pouco mais rigorosa, pelo menos a nível dos trabalhos de casa trás o dobro do que trazia o ano passado. Mas mais rigorosa ou não sei que ele é uma criança capaz de atingir outro tipo de notas.
Depois a médica disse-me que já deveríamos estar à espera que as notas começassem a descer. Eu expliquei que ele sabe as coisas mas faz tudo a correr e de cabeça no ar. Muitas são as vezes em que a pergunta é o que é o X e ele responde o que é o Z. Mais uma vez, a doutora explicou-me que tudo isso são sintomas do défice de atenção. Ele começa a ler a pergunta mas farta-se e deita-se a adivinhar o fim da mesma. Explicaram-me também que este tipo de problemas são muito mais difíceis de detectar do que por exemplo a hiperactividade. Porquê? Uma criança hiperactiva, por norma, perturba a sala, logo o professor queixa-se muito mais cedo da dita criança. No nosso caso a hiperactividade está superada ou pelo menos muito reduzida, o que faz com que ele se porte bem na sala.O único sintoma é, por vezes, estar desatento o que os professores não estranham porque é normal numa criança.
A médica disse-me, mais uma vez, que deveríamos passar para a medicação. A tão famosa medicação da qual andamos a fugir à quatro anos.
Saímos da consulta com nova marcação para Janeiro. Em Janeiro reavaliaremos a situação, consoante foram os resultados dos conners e dos testes, decidiremos se começamos ou não a medicação. Nem perguntei em que é que consistirá a mesma. Se calhar deveria ter perguntado de forma a poder pesquisar os seus efeitos mas acho que ainda estou em fase de negação.
A verdade é que não quero medicar o meu filho e vimos a lutar contra este sistema à vários anos. Mas também é verdade que quero o melhor para ele e o melhor para ele não será ter um bom aproveitamento escolar? Como é que vai ser um adulto de sucesso se não tiver estudos? Como é que vai progredir nos estudos se não aprender agora bem as bases?
Devo dizer que estou muito confusa sobre o assunto. Já pensei em coloca-lo num centro de estudos para o ajudarem a subir os resultados. Eu e o marido falamos em coloca-lo lá umas horas ao sábado, único dia em que o menino tem disponibilidade, mas depois perguntámos-nos quando é que ele vai ter tempo para brincar? Entre escola, piscina, musica e explicações quando terá tempo para ser criança?
Acho que vou ter que deixar de pensar sobre o assunto e simplesmente deixar o tempo seguir o seu rumo. Vou tentar ajudá-lo mais, vou tentar prepará-lo melhor para os testes que se avizinham e, quem sabe, talvez consigamos subir as notas. Fiquem a torcer por nós.