Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Quatro Reizinhos

Uma mãe obsessiva, um pai muito stressado e 4 filhotes. O mais velho hiperativo, o segundo com um feitio muito particular e dois bebes gemeos. Tanta cabeça debaixo do mesmo tecto não pode dar coisa boa.

Alergia ao suor

Já por várias vezes vos falei da pele extremamente delicada que os pequenos cá de casa têm. Tenho imenso cuidado diário com a sua higiene. Os cremes têm que ser sempre para peles atópicas e mesmo assim não pode ser qualquer um. Contudo o problema com que mais me debato é com a alergia que eles fazem ao próprio suor. 

Bastou apertar um pouco mais o calor e o Salvador ficou assim. 

2016-04-27 10 (2).51

2016-04-27 10.50

2016-04-27 10.51

 Fica com o corpo coberto de pequeninos pontos vermelhos, ele fica aflito com comichão. A pele fica áspera, ao toque mais parece uma lixa fininha.

Que truques utilizamos quando está assim? Primeiro que tudo reforçamos os banhos, se possível damos mais do que um por dia. Quando não temos possibilidade de dar mais do que um  banho usamos água termal, existe em spray na farmácia de inúmeras marcas, e borrifamos-lhe o corpo várias vezes ao dia. Na falta de água termal já recorri a refresca-lo com um simples pano molhado desde que seja algo macio e que não façamos muita fricção. Nos banhos é necessário ter atenção à temperatura da água que deve ser tépida ou no mais fria possível. Evitar produtos químicos abrasivos, nós utilizamos óleo de banho do exomega ou xemose. Depois do banho aplicar um bom creme mas fazer uma aplicação ligeira sobre o corpo. Explicaram-me que deveríamos espalhar primeiro o creme nas nossas mãos e depois esfregar as mãos no corpo da criança evitando assim que fique com creme em excesso o que impossibilita a pele de respirar.

Devemos ter também cuidado na roupa que vestimos à criança. Dar preferência a peças de algodão e colocar o mínimo de roupa possível para evitar a transpiração.

Por norma, se não deixarmos avançar a coisa resolve-se facilmente. Ontem há noite estava cheio de borbulhas e hoje de manhã já não tinha nada, tudo porque tomamos logo medidas.

Infelizmente este tipo de problemas têm vindo a crescer e as pessoas não estão sensibilizadas. Lembro-me que no ano passado me disseram que o Leonardo não podia ir à pré no dia seguinte porque devia estar com alguma doença. Eu tive que explicar que era alergia e que tinham que tentar resguardar o menino.  Muitas são as pessoas que tomam estes sintomas como indicio de doença. Seria bom que este tema fosse mais abordado para ajudar os pais a lidar melhor com o problema e procurar ajuda especializada.

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.