Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Quatro Reizinhos

Uma mãe obsessiva, um pai muito stressado e 4 filhotes. O mais velho hiperativo, o segundo com um feitio muito particular e dois bebes gemeos. Tanta cabeça debaixo do mesmo tecto não pode dar coisa boa.

Como explicar a diferença entre um livro e um filme.

Estava eu a ler o livro "Viver depois de ti" que me foi emprestado pela Mula quando o marido me perguntou:

- Porque estas a ler esse livro se já viste o filme.

Eu limitei-me a responder-lhe que são coisas muito diferentes mas fiquei a pensar como é que poderia explicar a alguém que não gosta de ler que um livro é muito mais que um filme.

Como explicar que num filme vemos a história da perspectiva que nos apresentam enquanto que num livro podemos fazer as nossas próprias ilações? Que num livros conseguimos sentir muito melhor as emoções das personagens. Conseguimos ver o ambiente que os envolve e até conseguimos sentir os cheiros que os andam no ar. Como explicar que as personagens se entranham na nossa cabeça, que aprendemos a gostar delas e nos é tão difícil dizer adeus quando chegamos ao fim. Como mostrar que só nos apetece ler páginas atrás de páginas para saber mais sobre a história. que quando não estamos a ler estamos a reviver o que já lemos e a pensar no que virá na próximas páginas. Que quando chegamos ao fim sentimos um misto de emoções, se por um lado estamos felizes por saber o final da história por outro lado, sentimos tristeza por termos que abandonar estes amigos imaginários que nos acompanharam enquanto durou a leitura. 

Eu prefiro um livro, sempre um livro.

 

 

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.